sábado, 31 de dezembro de 2011

Como Começar a Escrever

Essa é uma das principais dúvidas de escritores de gaveta, como eu. Mas não é um mistério tão grande. Primeiro e mais importante: É preciso AMAR escrever, ser criativo e saber que nem tudo é como nos cinemas, ou seja, você precisa correr atrás.

Começe com contos, poesias e cronicas, porque são menores e menos complexos. Quem nunca escreveu um conto ou uma cronica dificilmente consegue escrever um romance, que é bem maior. Romances são histórias longas que envolvem vários personagens como: Harry Potter, Narnia, O Morro dos Ventos Uivantes... dentre outros.

Depois procure a opnião de professores ou de alguém que entenda de textos e coesão textual. Se estiver ruim? Mude! Mude o quanto tiver que mudar até ficar satisfeito. Um texto não fica pronto de primeira, o autor precisa ler quantas vezes for necessário.

Quando tiver um texto pronto procure editoras. Essa é a parte mais difícil, mas se você tiver um bom texto é bem mais fácil. Aqui no blog você encontra algumas editoras que publicam antologias. (Antologias são livros com textos de vários autores, geralmente contos e poesias). Se você tiver escrito um romance, vai precisar de editoras que aceitem novos autores para livros solo.

Ultima dica: Leia MUITO! Leia clássicos e depois de ler todos os classicos leia modinhas. Leia letreiros, revistas de fofoca, jornais, gibis etc. E não desista!

Boa sorte!

Nenhum comentário: