sábado, 7 de janeiro de 2012

Como Escrever um Conto

O conto é a porta de entrada mais comum para escritores amadores. Hoje em dia brotam coletâneas de contos em que escritores amadores podem ter sua primeira publicação, mas muitos não sabem como escrever um bom conto.
Clique para ver algumas antologias abertas
Um conto se caracteriza por ser breve, ter poucas personagens, e bastante diálogo.
Enredo: Evite redundâncias e ‘encheção de linguiça’. Um bom conto tem a linguagem clara e objetiva. É preciso que toda a narrativa foque para o desfecho final e seja completa, ou seja, o final é o fim definitivo. Não existem possibilidades alternativas após o desfecho nem vários conflitos simultâneos  no desenrolar da trama. É preciso ser linear e todos os fatos devem sucessivos. Não existem segundas intenções nem mudança de personalidade das personagens. O humor e a veracidade também são de grande importância.
Personagens: No conto cada personagem tem uma única faceta, ou seja, raramente existem crises de existência e mudanças de caráter. As personagens ficam com a personalidade ‘congelada’ durante a narrativa.
Diálogos: Os conflitos e dramas residem na fala das pessoas, nas palavras ditas, não no resto. Sem diálogos não há discórdia, desavença ou ódio. A narrativa e a descrição são colocadas em segundo plano no conto.
Por fim, o conto se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura: há poucas personagens, nunca analisadas profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge. O final deve ser surpreendente, enigmático e definitivo.

Nenhum comentário: